Efraim Filho é homenageado na 56ª Convenção Nacional do Comércio Lojista
O presidente da FCS, deputado Efraim Filho (União-PB), foi agraciado, nesta sexta-feira (13) em Campos do Jordão (SP), com o Prêmio Mérito Lojista. A cerimônia ocorreu durante 56º Convenção Nacional do Comércio Lojista (CNCL). Há 42 anos o é concedido em reconhecimento das personalidades que se destacaram em suas atividades pelo desenvolvimento do setor de comércio e serviços.
Ao receber a estatueta Deusa da Fortuna das mãos do presidente da União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços (UNECS) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa, Efraim Filho agradeceu o reconhecimento do setor e parabenizou os organizadores da convenção pela escolha do tema da convenção – Propósito, a mudança cultural do varejo – assunto fortemente alinhado com os atuais desafios do mercado.
“Quero parabenizar a cada um de vocês, pois sabemos do esforço que foi feito para fazer esta travessia [pandemia]. Muitas vezes com ‘água pelo nariz’, sufocado, mas mantendo as portas abertas e gerando oportunidades e garantindo o emprego de pais e mães de família, que precisavam colocar o pão na mesa da sua casa”, ressaltou Efraim.
Ainda durante a solenidade, o parlamentar lembrou de alguns projetos que recentemente passaram pelo Congresso Nacional e que beneficiaram os empreendedores brasileiros, como a desoneração da folha de pagamento, o Pronampe e o Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (Peac) com fundo garantidor. “Estas iniciativas deram um fôlego de crédito em um momento crítico como o da pandemia, mas conseguimos reverter o cenário de bancos de portas fechadas para quem era empreendedor”, comentou Efraim. Atualmente, o setor de comércio e o serviços respondem por 73% do PIB nacional, é responsável por 27 milhões de empregos e de 80% das empresas ativas no Brasil.
Presenças ilustres – Outro agraciado com a Deusa da Fortuna foi o presidente Jair Bolsonaro. Esta é a primeira vez que um presidente da República participa de uma CNCL. Ao discursar para os presentes, Jair Bolsonaro agradeceu a todo o Sistema CNDL pelo reconhecimento do setor e lembrou de uma grande conquista de sua gestão durante a pandemia, o Auxílio Emergencial. A medida socorreu milhões de brasileiros que devido às restrições impostas pela Covid-19 acabaram sem renda. “Este povo com fome iria para as ruas e teríamos com toda a certeza problemas graves no nosso país, como por exemplo, invasões a supermercados. Então, agilizamos o Auxílio Emergencial, que ajudou na roda da economia”, destacou Bolsonaro.
Também presentes na cerimônia os presidentes das instituições que juntamente com a CNDL compõem a UNECS: Leonardo Miguel Severini, da ABAD; João Carlos Galassi, da ABRAS; Paulo Eduardo Guimarães, da AFRAC; Geraldo Defalco, da ANAMACO; e Alfredo Cotait, da CACB. O vice-presidente da FCS, deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP) também esteve no evento.
Convenção – Uma realização da CNDL e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de São Paulo (FCDL-SP), a 56ª Convenção Nacional do Comércio Lojista reuniu, ao longo de dois dias, empresários lojistas de todo o Brasil e especialistas do mercado para debaterem as principais tendências do varejo. Para José César da Costa, a convenção é uma oportunidade para apontar caminhos para milhões de empreendedores que apostam no Brasil. “Nossa convenção é espaço para aprender, motivar e apresentar soluções que ajudarão o país a recuperar sua economia. E essa recuperação passa pelo nosso setor”, finalizou.
Com informações da Revista Verejo S.A. Fotos: Douglass Fagundes e Fábio Machado