Abertura do 37º Congresso Abrasel destaca importância estratégica dos bares e restaurantes para a economia
O 37º Congresso Abrasel foi oficialmente aberto na noite desta terça-feira (12), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, reunindo lideranças empresariais, parlamentares e autoridades do setor de alimentação fora do lar. Com o tema “Conexões Essenciais”, o evento reforça o papel estratégico dos bares e restaurantes na geração de empregos e no desenvolvimento econômico.
O presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços (FCS), deputado Domingos Sávio, participou da solenidade, destacando a importância de políticas públicas que valorizem o empreendedorismo no setor. “Quem tem a coragem de montar um bar ou restaurante promove lazer, alimentação e oportunidades de trabalho. Isso precisa ser valorizado. Temos que discutir políticas públicas de ajuda ao setor, e nós fizemos isso”, afirmou.
O senador Efraim Filho ressaltou o caráter inclusivo do setor e seu impacto na economia: “Se dizem que a economia tem um motor, eu diria que aqui, nos bares e restaurantes, está o coração que pulsa a nossa economia. Democracia é prato na mesa da família, é emprego, é imposto justo e transparente para quem empreende nesse país”.
O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, destacou que o setor reúne dois milhões de empreendedores e gera mais de cinco milhões de empregos diretos, com forte presença de mulheres. Para cada mil empregos criados diretamente, outros 2.250 surgem na cadeia produtiva, segundo estudo da FGV.
O Congresso segue até 14 de agosto, com palestras sobre inteligência artificial, sustentabilidade, novo perfil do consumidor e presença digital, além de experiências gastronômicas como a feira Origem Brasil e o Mesa ao Vivo — Brasília.



